Home Empresa FAQ Contato  
 
  FAQ - Perguntas Freqüentes
001. Porque a diferença entre suco, suco tropical e suco integral? Não é tudo suco??

As estratégias de marketing de grandes empresas conseguiram oficializar os nomes de produtos diferenciados. Todos nós entendemos por suco o extrato integral da fruta ou legume, etc. Mas para a Lei, isto é suco integral. E por este fato, se o suco for diluido não é suco. Assim a INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 12, de 4/9/2003 do Ministério da Agricultura, considera na elaboração do Suco Tropical as seguintes frutas: abacate, abacaxi, acerola, ata, abricó, açaí, abiu, banana, bacuri, cacau, caju, cajá, carambola, cupuaçu, goiaba, graviola, jenipapo, jabuticaba, jaca, jambo, mamão, mangaba, manga, maracujá, melão, murici, pinha, pitanga, pupunha, sapoti, serigüela, tamarindo, taperebá, tucumã e umbu. E define como Suco Tropical o produto obtido pela dissolução, em água potável, da quantidade mínima de polpa fixada em Regulamento Técnico específico, de uma determinada fruta de origem tropical, por meio de processos tecnológicos adequados, não fermentado. Cuja cor, aroma e sabor são característicos da fruta. O Suco Tropical também pode ser obtido de suco concentrado de fruta de origem tropical. Proíbe ainda a designação de Suco Integral para o Suco Tropical, pelo menos neste ponto a lei é coerente.

002. Ao comprar o suco de pêssego, cujo sabor está ótimo, notei que ele e muito ralo. Poderia ser o suco mais consistente?

A consistência e o sabor de um suco são definidos pelo teor de polpa da fruta empregado na elaboração do mesmo. Como a opção da Rossoni foi de preservar o sabor da fruta, entre uma partida e outra de suco, ocorrem as variações provenientes da fruta utilizada. Se a fruta empregada tem uma maturação maior a quantidade de polpa utilizada é menor e conseqüentemente a consistência será menor. Algumas empresas compensam estas diferenças utilizando aditivos adequados a esta finalidade.

003. Porque nos espumantes da Rossoni está escrito " Beba moderadamente ". Existe algum limite?

Beba moderadamente é uma observação que encontramos geralmente na rotulagem de bebidas alcoólicas como vinho, champanha, cerveja ...
Existem alguns limites estabelecidos de acordo com os conhecimentos atuais. Considera-se seguro que uma pessoa, gozando de boa saúde, possa ingerir:
  Homens = 20 gramas de álcool por dia
  Mulheres = 10 gramas de álcool por dia, por razões fisiológicas.

Exemplos de Ingestão Diária Moderadas

Bebida Conteúdo Percentual de Álcool Homens Mililitros por Dia Mulheres Mililitros por Dia
Filtrado, Cerveja 5% 500 250
Vinho, Champanha 10,5% 190 95

Beber moderadamente, está sendo reconhecido por muitos trabalhos científicos como benéfico para a saúde

Bibliografia:
  1) M. González-Gross, 1.º Simpósio iBeSa "Cerveja e Saúde" Lisboa, 2003
  2) What is moderate drinking? Alcohol research and health, Vol. 23, 1(1999)

004. Comprei o suco de maçã integral e entre a primeira e segunda compra achei que o produto apresentou diferenças no seu sabor . Estou certo?

Sim se as datas indicadas na embalagem forem diferentes. O processo de prensagem do suco é feito apenas durante os meses de safra da maçã. Assim podem ocorrer mudanças decorrentes da acidez das maçãs e do índice de açúcar natural da fruta. Esta acidez, dada pelo acido málico, que é o ácido natural da maçã, é quem dá ao suco o seu sabor. Como suco de maçã é feito totalmente das maçãs prensadas e frescas, o sabor pode variar dependendo do lote de maçãs processadas, pois o suco é envasado imediatamente após a prensagem.

005. Nos sucos de maçã integral ou de uva integral tem açúcares ou preservativos adicionados?

Não. Tanto no suco de maçã integral como no suco de uva integral nenhuma adição de açúcar ou preservativos é feita. O produto é filtrado e envasado e pasteurizado sem quaisquer manipulações químicas.

006. Quanto tempo o suco integral se manterá após aberto?

Se mantido tampado e refrigerado adequadamente, deve durar de 7 a 10 dias.

007. Que é o ácido ascórbico?

O ácido ascórbico é o nome comercial da vitamina C.

008. Por que há sedimentos no suco integral de maçã e no suco integral de uva?

No suco integral de maçã ou de uva, as partículas, que eventualmente possam precipitar são naturais e são parte da fruta (maçã ou uva) . A precipitação destas partículas obedece as leis naturais da física e a única maneira se evitar a sua incômoda presença é através de procedimentos químicos. E aí o produto deixa de ser integral.

009. Por que os sucos integrais são pasteurizados?

A única maneira de assegurar um produto sem conservantes é com a pasteurização.Nós pasteurizamos todos os nossas sucos integrais tanto o de maçã como o de uva. Mas alguns fabricantes não. Verifique no rótulo e veja na composição.

Voltar